domingo, 19 de junho de 2011

Informação, educação e saúde para os usuários da atenção básica do SUS.

Um dos grandes problemas da saúde pública que vem acompanhando a história do SUS no nosso país é a dificuldade da informação em saúde. Essa qualidade de informação diz respeito às ações e conhecimentos difundidos pelo sistema de saúde que buscam atingir um público ou população-alvo na intenção de promover um conhecimento que auxilie ou oriente este público a agir de modo a promover sua saúde e/ou de sua comunidade e demais que estão à sua volta.

Uma pesquisa feita recentemente pelos estudantes do curso de Saúde Coletiva da UnB/FCe, nos postos de saúde da cidade de Ceilândia, demonstrou a grande necessidade e demanda por informações que auxiliem os próprios usuários a utilizar da melhor forma possível os serviços de saúde oferecidos em sua localidade. Essas informações dizem respeito a horário de funcionamento e marcação de consultas, quantidade de atendimento ambulatorial por dia, especialidade médica por unidade de saúde, campanhas e serviços de promoção da saúde oferecidos pelas unidades de saúde para a população, entre outras. Essas informações, quando são de fácil acesso, otimizam a utilização do sistema de saúde, empoderam a comunidade e orientam a utilização da “porta de entrada” do sistema de saúde, possivelmente desafogando as unidades hospitalares de alta complexidade. 

A pesquisa também revela a grande aceitação do público quanto à proposta de um veículo de informação característico a um catálogo da saúde. Esse material apresentará todas as informações demandadas por esse público, além de um mapa com endereço e localidade dos postos, hospitais e demais unidades de saúde existentes na cidade, um cronograma com todas as atividades de promoção da saúde desenvolvidas na localidade e muitas orientações em saúde e seus cuidados básicos. Em geral, o material será um veículo de informação de serviços básico de saúde e a oferta destes, pelo SUS, na cidade de Ceilândia-DF.

Na intenção de produzir, divulgar e atingir da melhor forma possível a maior quantidade de integrantes da população alvo, que se caracteriza pelos usuários dos postos de saúde da Ceilândaia, o material será adaptado para atingir, ou chamar, principalmente, a atenção da mulher. Essa escolha de um grupo específico é pautada no perfil da população usuária dos postos de saúde, onde em sua maioria são mulheres, muitas delas donas de casa, secretarias do lar, aposentadas e mães de filhos pequenos com idade entre 0 a 5 anos. Nesse sentido, conhecendo as características femininas de cuidadoras do lar e da família, a revista ou catálogo será direcionado para esse público em específico, já que essas características tornam a mulher uma facilitadora e difusora das informações contidas no material.  






Postado por Vítor Prado no dia 19/06 às 19:21 Grupo: Promova SUS.

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