As oficinas de artesanato com materiais recicláveis desenvolvidas pelo grupo de alunas da UnB - FCE foram destinadas a catadoras de lixo de Associações de Ceilândia com o objetivo de profissionalização e atuação ativa na vida econômica de suas famílias.
O processo terapêutico desenvolvido através da arte (pintura, desenho e confecção de peças artesanais) é um meio de expressão para os processos de transformação da pessoa, através de dinâmicas realizadas nas oficinas criativas em que o “fazer artístico” é reconhecido como possibilidade terapêutica, condutor de novas aprendizagens e desenvolvimento do potencial criativo.
O trabalho nas oficinas visa estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a consciência das mulheres sobre si e sobre sua existência. Foram esenvolvidas diferentes modalidades expressivas, tais como o desenho, pintura, colagem, costura e outros.
A preocupação com a reciclagem visa a diminuição de danos ambientais, objetivando a preservação do meio ambiente, o uso racional de materiais e sua difusão na comunidade e também na sociedade, através de oficinas de artesanato com material reciclado. Além disso, é um trabalho de estimulação, espaço para desenvolvimento psicossocial, afetivo e cognitivo das cooperadas para o estímulo à criatividade, à autonomia, à sociabilidade e à integração entre elas.
Postado por: Pricilla Emanuelly.
Nenhum comentário:
Postar um comentário