O trabalho partiu da idéia de levar conhecimento e incentivar a prática de exercícios físicos para o público dos alunos de ensino fundamental de 6 a 10 anos de idade. A justificativa está na promoção da saúde já comprovada advinda da prática de exercícios físicos, prevenindo já de cedo na vida daquelas crianças futuras doenças.
No primeiro dia de visitas já se observou que para aquele publico em questão - crianças de 6 a 10 anos – o sedentarismo não se apresentou como um problema presente. As crianças não só muito prontamente aderiam às atividades físicas propostas na hora do intervalo entre as aulas, como as desejavam, sendo que na escola observada as atividades eram numerosas. De fato, as atividades físicas em forma de brincadeira e esportes pareciam ser um dos momentos mais ansiados e prazerosos do dia letivo.
A partir dessas constatações, a mudança do foco foi necessária. Uma vez que o sedentarismo não era problema, voltamos nossa atenção para a alimentação. A proposta era, senão introduzir, reforçar o entendimento sobre alimentação entre os alunos. Com base nos gostos das crianças, optamos por desenvolver uma revista em quadrinhos com a participação das próprias crianças, dessa forma ao mesmo tempo envolvendo-as ativamente no processo de entendimento e aprendizado do assunto e captando a linguagem utilizada por eles.
A atividade foi realizada com sucesso. As crianças aderiram fornecendo material rico para a confecção da revista. A experiência também teve resultados interessantes com relação à disponibilidade do público. Foi notada a prontidão e dedicação que os alunos demonstraram quando proposta a atividade, tendo uma aderência de 100%. As crianças demonstraram estar muito abertas e disponíveis a novas experiências e conhecimentos. Essa característica das crianças é importante para qualquer trabalho futuro a ser realizado com esse público. Elas demonstraram ser mais receptivas a participarem ativamente da construção de um conhecimento, do que à recepção passiva de conhecimento.
postado por: grupo Alimentação Saudável
Merenda escolar do DF é exemplo para governo colombiano
Ascom SEDF
Missão internacional quer levar para o país práticas exitosas brasileiras de alimentação escolar da rede pública de ensino
Uma comissão composta por seis representantes do Instituto Colombiano do Bem Estar Familiar, do Departamento Nacional de Planejamento, do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas estiveram hoje na Secretaria de Educação do Distrito Federal para conhecer o funcionamento de distribuição da merenda escolar. A diretora geral do instituto, que tem status de ministério na Colômbia, Elvira Forero Hermández, mostrou-se bastante impressionada com o aumento per capita dos investimentos do governo brasileiro com a merenda escolar e com o trabalho desenvolvido especificamente no Distrito Federal.
Os demonstrativos foram apresentados pela secretária de Educação, Eunice Santos. No que diz respeito ao investimento federal, o valor per capita passou de R$ 0,13 para R$ 0,30 nos últimos quatro anos, chegando a R$0,90 para alunos participantes do programa Mais Educação.
No Distrito Federal, foram distribuídas 15 mil toneladas de alimentos para a rede de educação pública, em 2009. O ano letivo do DF, de 200 dias, é maior que a média nacional, que é de 180 dias. O turno escolar local também é maior: mínimo de cinco horas contra quatro horas da média brasileira. No ano passado, foram investidos mais de R$ 63 milhões na merenda escolar, sendo cerca de R$ 23 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 40 milhões do próprio GDF.
“Brasília é referência no quesito merenda escolar e queremos conhecer experiências exitosas para ver o que é possível aplicar na Colômbia. Estou bastante impressionada com aspectos como controle de qualidade, o controle social existente nas escolas feito por pais, comunidade, professores, e ainda a priorização da agricultura familiar na aquisição dos produtos”, ressaltou Forero. No DF, 30% dos produtos adquiridos para a merenda escolar têm origem na agricultura familiar, conforme as novas regras do FNDE.
Para ver de perto o funcionamento do sistema, a missão visitou as crianças do Centro de Educação Infantil 01, na 611 Norte, no horário de almoço. Acompanhada pela secretária Eunice Santos, o grupo verificou os cardápios, vistoriaram a cozinha, a despensa, o trabalho das merendeiras e monitores. “As instalações são muito boas, a alimentação suficiente e de boa qualidade, a ambientação tem mensagens de estímulo”, afirmou o diretor de planejamento do Instituto Colombiano de Bem-Estar. “Interessa-nos principalmente entender todo o processo de como se combinam os recursos do governo federal, dos estados, municípios e Distrito Federal”, completou Garcia.
À tarde, a missão colombiana esteve na Escola Classe 06, do Gama, cujo destaque é a horta escolar. Depois, foram à Escola Classe 02, também do Gama, para conhecer o projeto de educação alimentar “Alimentando o Saber”, idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Assistência Escolar (DAE) da SEDF. O foco central é incorporar o tema alimentação saudável no cotidiano escolar, promover hábitos de higiene alimentar e nutricional entre os alunos e estimular a escola no desenvolvimento de atividades que possibilitem escolhas alimentares saudáveis e a promoção da saúde, envolvendo toda comunidade escolar.
Produto Final
Com base no gosto das crianças, optamos por desenvolver uma revista em quadrinhos com a participação das próprias crianças, dessa forma ao mesmo tempo envolvendo-as ativamente no processo de entendimento e aprendizado do assunto e captando a linguagem utilizada por eles.
Além dos tradicionais quadrinhos, a revista conta ainda com dicas para uma alimentação saudável, conta com desenhos das próprias crianças, apresenta a pirâmide alimentar e ensina como usá-la. E para fixar o aprendizado das crianças, a revista apresenta diversas atividades educativas.
Postado por: grupo Alimentação Saudável