INTEGRANTES
Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos
Nágila Verônica Sousa de Freitas
Nathalia Andrade Struck
Priscila Gomes Brito
Tatiane Aparecida Soares Bonfim
Vanessa Rocha Pereira
Informação, educação e comunicação para catadores de materiais recicláveis - dengue uma abordagem participativa
O que nos motivou a escolher o tema, foi exatamente a ausência de artigos científicos que retratassem o catador de material reciclável na temática da Dengue e além disso por apresentar uma importância crucial para a saúde desses trabalhadores. A temática foi decidida juntamente com os catadores e além disso houve uma participação homogênea de todos os que estavam presentes.
O objetivo do trabalho é levantar as necessidades de saúde juntamente com os catadores, para então elaborar uma ação voltada para a informação, comunicação e Educação em saúde.
Senhores leitores, vocês já pensaram nas dificuldades que essa Coletividade apresenta, no que concerne a riscos ocupacionais e de contrair doenças? Pois é, por isso mesmo, que queremos despertar a atenção de todos para essa situação, e além disso situar que o nosso trabalho foi realizado nas cooperativas APCORC e CATAGUAR, ambas localizadas no P-Sul - Ceilândia.
Realizamos visitas preliminares para conhecermos o local e além disso a rotina de trabalho desses catadores, após isso aplicamos um questionário para levantar as necessidades dessa coletividade e de imediato comunico a todos que a nossa ação foi uma propaganda sobre a Dengue, mas para a produção da mesma, preparamos a nossa Coletividade através de uma palestra e de cartazes que foram colocados nas cooperativas. Imagino que os Senhores devem estar confusos, mas a nossa ação foi realizada na cooperativa CATAGUAR, a outra citada foi para efeito de eventuais comparações, mesmo porque na Apicorc os catadores trabalham em uma Usina.
Realizamos oito visitas, sendo que foram duas à Cooperativa APCORC e seis à CATAGUAR, onde de fato fizemos a ação aguardada.
As fotos abaixo são da Cooperativa APCORC.
APCORC
Trabalhador da APCORC
Postado por: Priscila Gomes#
ARTE! - Museu da Limpeza Urbana
Primeiro dia de visita (10/05/2011), realizado na cooperativa APCORC. Antes do conhecimento do processo de trabalho, visitamos o Museu. Fascinante a transformação que se tem a partir materiais recicláveis. As fotos abaixo mostra o que se pode ter a partir de tais materiais.
Museu da Limpeza Urbana
Museu da Limpeza Urbana
Museu da Limpeza Urbana
Museu da Limpeza Urbana
Museu da Limpeza Urbana
Postado por: Nágila Verônica#
1ª VISITA: Conhecendo a APCORC
A Apcorc - Associação Pré-Cooperativista de Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Ceilândia, então composta por 90 catadores, foi sediada na Usina Central de Tratamento de Lixo de Ceilândia, onde desenvolve suas atividades de triagem ao longo das esteiras transportadoras.
Segue um video da visita:
Postado por: Nathalia Struck#
Relação IEC e Contexto social
A importância de se pensar ações em saúde no campo de Informação, Comunicação e Educação (IEC) se dar pelo fato desse campo da saúde atuar na promoção, recuperação e prevenção de doenças em saúde. A necessidade atual é que antes de planejar sua ação deve-se conhecer a realidade social e o contexto onde está inserido o seu público-alvo, mas não é o que encontramos quando avaliamos algumas intervenções em saúde, não adianta pensar em atitudes corretas em promover saúde sem conhecer o olhar do receptor sobre o que é saúde, deixando de tratar com evidência as suas necessidades. Por isso, antes de iniciar as atividades e o planejamento da ação em saúde na Associação de Catadores Cataguar o grupo conheceu a realidade social desses sujeitos que estão expostos a diversos problemas em saúde, empoderando e dando voz ativa a esse segmento da sociedade. O planejamento estratégico para conhecer a realidade do público foi a conversa informal e a apresentação por parte dos atores envolvidos (catadores) em seu local de trabalho, abordando também questões que consideravam as relações sociais que esses sujeitos possuem fora de seu trabalho tornando a intervenção em saúde eficiente.
No primeiro momento para conhecer o contexto social dos atores envolvidos foi feito a abordagem na cooperativa APCORC que funciona na usina, ou seja, são catadores que trabalham com ajuda das máquinas industriais próprias para separação do lixo e no segundo momento na cooperativa Cataguar onde todo trabalho dos catadores é feito pelo homem.
Posteriormente foi pensado na metodologia a ser utilizada, o grupo identificou que era necessário aplicar questionários para levantar o perfil desses catadores que são vinculados a essas duas cooperativas em funcionamento na cidade-satélite de Ceilândia - DF, não deixando de tratar nos questionários perguntas referentes a informação, educação e comunicação em saúde tendo como foco principal do questionário identificar a necessidade em saúde que esse público julgava ser interessante para ser tratado na ação do grupo, valorizando uma temática que atendesse o contexto em que eles estão inseridos sejam no trabalho ou fora dele
Postado por: Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos#
6º semestre de Saúde Coletiva UnB
APCORC e CATAGUAR
Postado por: Nathalia Struck#
CATAGUAR
Abaixo imagens tiradas no 2º dia de visita - realizada no dia 26 de maio - à cooperativa (aplicação do questionário). Teve- se como objetivo com a aplicação do questionário conhecer o perfil dos trabalhadores e suas necessidades em saúde. O questionário foi dividido em 4 campos: 1- dados gerais da população, condições de vida e moradia; 2- trabalho e renda; 3- problemas ambientais, de saúde e morbidade referida e 4- informação, comunicação e educação em saúde.
Aplicação dos questionários
Trabalho do dia a dia na CATAGUAR
Trabalho do dia a dia na CATAGUAR
Trabalho do dia a dia na CATAGUAR
Com o grupo, D. Graça - presidente da cooperativa - e Marcos - tesoureiro.
Postado por: Grupo#
Através da quantidade de visitas realizadas, tivemos uma visão ampla da realidade desses catadores, e além disso os cooperados tiveram uma ótima participação no trabalho o que constitui-se como um aspecto facilitador. Com o planejamento que realizamos, recolhemos informações através das conversas informais, opiniões e além disso em nossa ação final está implícito a dificuldade que esses catadores encontram no local, que por incrível que pareça é justamente o acúmulo de muitos pneus, e como se sabe isso é um facilitador para o mosquito da dengue.
Utilizamos como instrumento os próprios questionários, conversas participativas, cartazes informativos, e realizamos uma palestra para ajudar na elaboração do produto final. Como o objetivo da nossa campanha é justamente atender a realidade social da coletividade, de forma e construtiva e participativa, pode-se dizer que os instrumentos utilizados foram de grande utilidade na construção e na transferência de conhecimentos.
A ação constitui-se como um meio de atender as necessidades dos atores sociais participantes e possibilitar acessibilidade e aceitabilidade favorável e vale ressaltar que buscamos com a nossa ação a disseminação da informação em saúde, sendo que a Presidente da Cooperativa Cataguar ficou responsável por passar esse material para as outras cooperativas. Sendo assim o material destina-se ao ambiente de trabalho do cooperados, por isso mesmo este mostra que há uma necessidade de trabalhar uma temática de saúde no local de trabalho, nas quais a mesma corre riscos relativos a dengue.
No material há uma concepção implícita acerca de saúde que visa demonstrar não somente uma abordagem preventiva, mas também acerca da promoção da saúde.
O material foi elaborado de forma simples, justamente para que possa ser de fácil entendimento, por isso mesmo que escolhemos os próprios catadores para produzir o material, ou seja, eles foram os atores, e inclusive um dos cooperados criou um rap da dengue, o que demonstrou mais uma vez a participação presente na ação final. Também o sujeito participa de forma ativa na elaboração do material, sendo que dessa forma foi criado um vínculo bastante produtivo entre os estudantes e os trabalhadores. A comunicação entre nós e os cooperados deu-se de forma igual, não havendo barreiras e nem desacordos e o material mostrou de forma clara e objetiva a mensagem a ser transmitida, sendo de forma não preconceituosa.
O material apresenta como genêro, vídeo informativo para veiculação a princípio nas cooperativas, apresenta objetividade significativa e o vocábulo utilizado é simplório e conhecido.
O vídeo apresenta bastante clareza quanto a legenda, tamanho da fonte, e do áudio, as imagens tem relação direta com o texto, mesmo porque esse vídeo foi filmado, e apresenta qualidade tanto estética quanto visual.
Em suma, a ação foi pensada inclusive em relação a quem iria produzir, mesmo porque a escolha que fizemos ao interagir com os atores sociais, foi de grande proveito tanto para nós, como para os próprios catadores.
Postado por: Grupo#
O que é DENGUE?
A partir doss resultados dos questionários e antes da realização do produto final foi preciso fornecer informações a respeito da dengue á coletividade, para que a mesma se interasse do assunto. Com isso, na visita do dia 31 de maio, foi realizada uma palestra sobre a dengue, contendo informações a respeito de contágio, sintomas e criadouros do mosquito Aedes aegypti e como prevenir. Para assistir a apresentação foi feito um revezamento entre os trabalhadores, já que os mesmos não podem parar o trabalho da coleta de materiais e, com isso, a mesma apresentação foi realizada 2 vezes. No mesmo dia foi entregue pelo grupo cartazes do Ministério da Saúde da Campanha Nacional de Combate à Dengue que foram fixados pelos trabalhadores no galpão da cooperativa, lugar em que foi realizada a palestra. Abaixo imagens do dia em questão.
Palestra - Combate a Dengue
Palestra - Combate a Dengue
Palestra - Combate a Dengue (trabalhadores - 1ª apresentação)
Palestra - Combate a Dengue
Palestra - Combate a Dengue (trabalhadores - 2ª apresentação)
Palestra - Combate a Dengue (trabalhadores - 2ª apresentação)
Palestra - Combate a Dengue (trabalhadores - 2ª apresentação)
Palestra - Combate a Dengue
Palestra - Combate a Dengue (trabalhadores - 2ª apresentação)
Cartaz da campanha nacional de combate à dengue - 2011
Cartaz da campanha nacional de combate à dengue - 2009/2010
Postado por: Grupo#
Elaboração do produto final
No dia 31 de maio de 2011, mesmo dia que foi realizado a palestra, o grupo começou a organizar a equipe da Cataguar com interesse em participar da filmagem. No total foram sete participantes, contando com a Dona Graça presidente da cooperativa. Lembrando que ambas as atividades, palestra e produto final, foram propostas dos catadores de materiais recicláveis da CATAGUAR identificadas no questionário aplicado. Na visita seguinte, dia 2 de junho de 2011, com o roteiro da filmagem já concluído e todos os participantes com os seus papéis estabelecidos, conversamos e acertamos os últimos detalhes para o dia da gravação. Abaixo fotos dos participantes da realização do produto final
Acertando os últimos detalhes
Na imagem: Elenco ~ Marisélia, Marisa, José, Maciel, Valteir e Edinelton
Na imagem: Elenco - Marisélia, Marisa, José, Maciel, Valteir e Edinelton
Postado por: Grupo#
Conhecendo o perfil dos catadores - Cataguar
Em uma das visitas foi aplicado um questionário com o intuito de conhecer o perfil dos trabalhadores e juntamente com eles levantar as principais demandas deste segmento populacional.As perguntas citadas no vídeo abaixo nos ajudaram na construção da ação educativa, adequando-a à realidade dos catadores.Um ponto que despertou bastante interesse ao grupo foi a concepção de saúde, pois a grande maioria não conseguia expressar o que era saúde, e após muito insistir, o sentido se resumia em não ter doença, em poder trabalhar.Apesar do ambiente de trabalho ser bastante insalubre, muitos se consideram saudáveis e encaram os riscos da profissão como algo normal.
Postado por: Grupo#
MAKING OF - PRODUTO FINAL
Personagem Mosquito (Maciel)
Marisélia e Marisa
Últimos acertos no vestuário dos personagens
- mosquito da dengue
- mosquito da dengue
Preparação para filmagem do vídeo
Preparação para a filmagem do produto final
Preparação para a filmagem do produto final
Maciel - personagem do mosquito da dengue
Preparação para a filmagem do produto final
Preparação para a filmagem do produto final
Preparação para a filmagem do produto final
Edinelton e Maciel
- mosquitos da dengue
- mosquitos da dengue
Preparação para a filmagem do produto final
Preparação para a filmagem do produto final
Edinelton e Maciel
- mosquitos da dengue
- mosquitos da dengue
Preparação para a filmagem do produto final
Edinelton e Maciel
- mosquitos da dengue
- mosquitos da dengue
Preparação para a filmagem do produto final
Informação, educação e comunicação para catadores de materiais recicláveis - dengue uma abordagem participativa
Produto Final - Vídeo
Esse vídeo foi produzido por estudantes de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília - UnB Campus Ceilândia na disciplina de Informação, Educação e Comunicação em Sáude (IECS), juntamente com os catadores, esses protagonistas principais. O objetivo principal da ação educativa foi disseminar informação sobre a dengue para catadores de materiais recicláveis de Ceilândia associados a associação CATAGUAR, sendo que esse tema foi levantado pelos próprios trabalhadores por meio de aplicação de questionários evidenciando a real necessidade de ações em saúde que atendam esse público-alvo de forma eficiente, pois as ações foram pensadas para esse segmento populacional que cada vez mais vem sendo esquecido pelo Estado. A importância de planejar e executar ações de IECS que atendam a população-alvo de forma eficiente têm como princípio conhecer a coletividade e sua real necessidade, por isso pensamos em uma ação que atendesse o perfil desses catadores que comparado a outros estudos já realizados não diferem dos catadores espalhados pelo Brasil. A ideia de apostar em um vídeo como meio de comunicação veio da análise dos questionários, pois uma maior parte desses trabalhadores não sabe ler e interpretar, fazendo com que por meio desse vídeo educativo passam a compreender melhor sobre a dengue, sendo uma medida de prevenção em que ele (catador de material reciclável) é o ator principal desse processo de combate à doença. O grupo pretende posteriormente fazer um “feed back” na cooperativa para avaliar como a intervenção agiu na vida cotidiana dos envolvidos e divulgar esse vídeo nas cooperativas do Distrito Federal por meio do Sindicato da categoria.
Postado por: Grupo# Catadores de materiais recicláveis - Dengue
Esse vídeo ficou muito legal, mesmo!!!
ResponderExcluirPriscila!!
O trabalho ficou ótimo.
ResponderExcluirTatiane Aparecida.
Gostei muito do primeiro video, eu não sabia como que era o funcionamento de uma usina, como é feito o trabalho, no video eles conseguiram captar bem esses momentos.
ResponderExcluirGiuvanna (Saúde do Trabalhador)
A coleta seletiva de fato ajudaria esses trabalhadores. Gostei muito do trabalho.
ResponderExcluirIone (Saúde do Trabalhador)