Beleza e Saúde

O grupo Beleza e Saúde é composto por:
Daiane da Silva
Laisla Monique
Luciana Maria
Luciana Passos
Samara Lopes
Todas do curso de Saúde Coletiva, 6º semestre.

Escolher o tema do projeto de Informação, Educação e Comunicação em Saúde não foi uma tarefa fácil de realizar. Antes de sermos Beleza e Saúde: Câncer do Colo do útero, tivemos várias idéias de trabalho, que alcançavam diversas demandas desde crianças a idosos.
Após a escolha do tema Beleza e Saúde: Câncer do Colo do útero fizemos as delimitações exigidas pelo tema:
- Nosso trabalho se realizou com mulheres na faixa dos 20 aos 64 anos de idade.
- E foi realizado com mulheres freqüentadoras de salões de beleza.




No dia 25 de abril de 2011 fomos a campo, em busca de autorização nos salões para podermos realizar nosso trabalho. O começo não foi fácil, não conseguíamos entrar em contato com os proprietários e assim não conseguimos realizar nosso trabalho. Mas não desistimos e continuamos na luta, até que fechamos com três salões de beleza:
- Lúcia Cabeleleira;
- Noivas e complementos cabeleleiras e
- Meire Fashion.

Nesse primeiro contato além de pedir permissão para realizarmos o trabalho também contamos sobre o que era o Beleza e Saúde, qual era nosso propósito e como o trabalho iria se desenvolver ao longo do tempo.


Fotografias tiradas por Luciana Passos e Laisla Monique.
Postado por: Daiane Silva e Luciana Passos em 25 de junho de 2011 às 00:13.



Observação não estruturada
Entrevista estruturada
Pesquisa Bibliográfica






Já na segunda e terceira visita fomos com o propósito de conhecer o perfil da nossa população. Recolhemos dados, como idade, escolaridade, renda, se realiza o exame preventivo periodicamente... Foi através dessa coleta de informações que traçamos o perfil das mulheres do nosso trabalho.
Perfil geral:
Mulheres moradoras na Ceilândia, freqüentadoras de salões de beleza, com a faixa etária de 20 a 49 anos de idade, com até quatro salários mínimos e até o 2º de escolaridade.


 




Será que linguagem do produto aborda as necessidades e interesses da mulher que o lerá?
Ou ainda, será que essa mulher sabe ler?
A forma de abordagem do tema respeita as diferenças culturais e religiosas?






Fornecer informações sobre o câncer de colo de útero;
Incentivar que as mulheres que frequentam tais espaços façam o teste de Papanicolau.





Pudemos perceber através de nossas conversas com as mulheres freqüentadoras dos salões que muitas estavam cientes da importância do exame preventivo, porém que existiam diversas dificuldades para sua realização.
Muitas alegaram que não conseguiam marcar o exame, ou que quando conseguiam o resultado não chegava e por isso fizeram uso do serviço particular.

Outras, porém demonstravam que não tinha conhecimento sobre o que é o exame preventivo, chegando uma delas a afirmar que fazia o exame de 2 em 2 meses sem ter sido confirmada a existência do câncer.

A partir daí que o grupo BELEZA E SAÚDE: Câncer do Colo do Útero pode trabalhar com a Informação e a Educação, transmitindo conhecimento sobre o que é o Câncer do Colo do Útero e o exame ginecológico Papanicolau.


Atualizado por: Daiane Silva e Luciana Passos em 26 de junho de 2011 às 17:22.

Sabemos que seria difícil fazer uma melhora nos serviços de saúde a curto prazo, mas fazer com que as frequentadoras utilizando o seu poder de comunicação através dos produtos e de controle social sejam as forças motivadoras da melhora desses serviços de saúde.  






Atualizado por: Daiane Silva e Luciana Passos em 26 de junho de 2011 às 00:03.











Os produtos feitos pelo grupo Beleza e Saúde foram um folder informativo e um cartaz. A idéia de criar estes produtos partiu da dificuldade que nosso público alvo nos oferecia, ou seja, era um público rotativo: as mulheres que freqüentam os salões.
Dessa premissa e dos dados coletados durante as nossas visitas o grupo propôs criar um folder  e um cartaz que pudessem informar ao público a respeito do Câncer do Colo do Útero focando na importância de fazer o exame Papanicolau.
Para a programação visual e diagramação do folder foi utilizado um elemento que remetesse a idéia de beleza, nesse caso, foi feito um estojo de maquiagem comum em salões de beleza, em que cada paleta de sombra tivesse alguma informação ordenada sobre o tema do trabalho.
Em relação ao cartaz também foram utilizados elementos comuns em salões como pincéis e relacionados à idéia feminina como flores e algumas informações que provocassem o público alvo à fazer o exame preventivo Papanicolau.
Nossos produtos não são repressivos, nem dita o que deve ser seguido ou não, apenas orienta e informa ao público buscando mostrar uma concepção de modelo de atenção à saúde voltada para ações preventivas, que visam evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência. A linguagem dos produtos é simples e utiliza uma ordem clara e precisa para maior entendimento do público.
Por fim, propormos que os produtos sejam circulados e distribuídos nos salões de belezas, nos cursos profissionalizantes e nas lojas de cosméticos. O cartaz será pregado nas paredes desses estabelecimentos para facilitar a disseminação e visualização pelo público rotativo e os folderes colocados em lugares de fácil acesso desses estabelecimentos para ser retirados e lidos, como bancadas e mesas.

Postado por Luciana Passos e Samara Lopes


  





Atualizado por: Daiane Silva em 27 de junho de 2011 às 21:21.

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