segunda-feira, 27 de junho de 2011

ReciclArt - Oficina de Artesanato com Catadoras de Lixo


A atividade artesanal pode oportunizar mudanças de  paradigmas, pois para Velloso (2005), o potencial de criação do sujeito está relacionado a um ambiente propício, ou seja, um ambiente onde ele possa ter espaço para fazer aflorar a sua singularidade e reintegrá-lo à realidade externa por meio de atividades culturais, sociais e políticas.
 Assim que a catadora percebe sua colaboração na renda familiar, podendo proporcionar a aquisição de novos produtos e serviços à família, percebe também o quanto é capaz e como pode modificar as situações de dificuldades que enfrenta. Seus objetivos acabam sendo delineados para então serem executados, devido a motivação e força de vontade que surgem em busca de resultados positivos, proporcionando, assim, um crescimento e mudanças de paradigmas.

             Vendo que a maioria das participantes só possuem um tipo de renda que é igual a um salario minimo procuramos através do artesanato lhes proporcionar um outro tipo de renda, e além disso sem custo pois estas encontram no lixo o material para o artesanato e já existe um projeto de artesanato que precisava de apoio e parcerias, foi através disso que foi realizada uma oficina de artesanato de cinco dias com duração de duas horas cada aula.

1º dia da Oficina de Artesanato

No primeiro dia , fizemos uma dinâmica onde todas se apresentaram e falaram sobre suas expectativas a respeito da oficina. Neste dia foi trabalhado uma garrafa PET inteira, sendo assim ensinado dois tipos de artesanato , com a parte de cima da garrafa ensinamos a flor de PET e com a parte de baixo foi ensinado o porta-objetos.


2º dia da Oficina de Artesanato

No segundo dia foi ensinado a flor de fuxico o botão do meio da flor e o aproveitamento de tampas de garrafas forrando elas com fuxico.

3º dia da Oficina de Artesanato

No terceiro dia foi mostrado como prensar botões e foi concluído o trabalho com as flores de garrafas PET, reaproveitando  alguns materiais que elas aprenderam nas outras aulas ,como o botão da flor que foi ensinado no segundo dia , elas deram a sugestão de coloca-lo no meio da flor e todas concordaram.

4º dia da Oficina de Artesanato

No quarto dia foi trabalhada a confecção de um espantalho já que estamos no mês de junho perto de julho , e elas poderiam utilizar esta ideia, aproveitando também a garrafa PET para sustentação do espantalho.

5º dia da Oficina de Artesanato

No quinto dia foi diferente pois uma das catadoras trouxe a ideia de uma flor de EVA que usa como apoio capa de papelão , a ideia todas gostaram e chamamos ela para finalizar a ultima oficina sendo neste dia a professora uma das alunas , o que elas ensinou foi um port-toalhas de eva que tem o apoio de papelão coberto com TNT.



No final desta aula , para encerramento fizemos uma festinha de agradecimento pela participação de todas, fizemos mais uma dinâmica onde se pode  falar da importância da oficina de artesanato para a vida de cada uma, no final da festinha elas surpreenderam a gente com presentes de artesanato que elas já faziam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário