No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres) (Ministério da Saúde).
A cada dia cerca de 100 mil jovens começam a fumar no mundo e 80% deles vivem em países em desenvolvimento. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que no Brasil existem cerca de 25 milhões de fumantes acima de 15 anos - 19% da população.
O objetivo do Esquadrão Anti-fumaça é informar e educar crianças de 6 a 10 anos em vida escolar sobre os prejuízos do tabagismo para que essas conscientizem seus pais, familiares e amigos.
Por meio da influência que as crianças têm sobre os adultos a proposta aponta para que essa persuasão tão apontada nas crianças nas compras e nos meios de consumo tanto direta como indiretamente, possa servir como um elo de comunicação e educação para os fumantes que já tem conhecimento dos males do cigarro e mesmo assim continuam com suas práticas.
Segundo João Matta que é engenheiro eletrônico formado pela USP, com pós-graduação em comunicação pela ESPM e MBA em Gestão de Negócios pelo ITA/ESPM e também professor em gerência de comunicação com o mercado e consultor de marketing, os adultos, que muitas vezes ainda acreditam influenciar totalmente a decisão de compra de seus filhos, esquecem-se que, cada vez mais, que quem os influencia em suas compras são os seus próprios filhos, sobrinhos ou outras crianças que estejam por perto.
São vários os exemplos de filmes que têm como objetivo vender um carro e usam uma linguagem direcionada ao público infantil para tentar atingir este objetivo. Acreditam no poder de persuasão que os filhos têm em relação às compras dos pais. Com esse poder de influência da criança sobre o adulto de alguma forma propomos uma interferência dessas mesmas crianças nas práticas do tabagismo.
Fontes: Ministério da Saúde e INCA
Recrutas do Esquadrão Anti-fumaça após multirão de informação. |