Quais seus benefícios?
Na constituição brasileira de 1988 foi assegurado que a saúde no Brasil é direito de todos e dever do Estado a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS tem como objetivo principal atender seus 170 milhões de brasileiros sem nenhum tipo de discriminação.
Atualmente o sistema faz muito apesar dos poucos recursos, uma vez que o orçamento do SUS conta com menos de R$ 20,00 reais mensais por pessoa, sendo este valor dez vezes menos do que é destinado pelos sistemas de saúde dos países desenvolvidos e bem abaixo do valor de qualquer mensalidade de um plano de saúde, mas mesmo assim apresenta soluções para casos difíceis, como o atendimento aos doentes de AIDS e os transplantes. O Brasil fornece medicamento e tratamento gratuito e integral também para portadores de AIDS, HIV, Doenças crônicas.
Por outro lado, os planos privados de saúde, que atendem bem menos brasileiros, estão longe de representar a solução para a saúde no Brasil, deixando a desejar a qualidade destes serviços. Além de custarem caro, muitas vezes esses planos de saúde negam o atendimento quando o cidadão mais precisa: deixam de fora medicamentos, exames, cirurgias e muitas vezes dificultam o atendimento dos cidadãos idosos, dos pacientes crônicos, dos portadores de patologias e deficiências.
Mesmo quando o paciente tem plano de saúde, o SUS atende todos os casos de urgência e emergência que dão entrada nos hospitais públicos, a exemplo dos acidentes de trânsito. Nestes casos, o SUS paga a conta que deveria ser da empresa de plano de saúde, sendo poucas vezes ressarcido pelo atendimento prestado.
As dificuldades do SUS são conhecidas, mas não podem ser generalizadas. O lado bom do SUS é mesmo muito pouco conhecido e divulgado, pois há preconceito, desinformação e até má fé de alguns setores que lucram com a exposição negativa dos serviços públicos de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde - Cartilha do SUS - com adaptações
Postado por: Janinne e Raylayne
Nenhum comentário:
Postar um comentário